Gestores de Comunicação;
Profissionais de Marketing, Mídias Sociais e Publicidade;
Jornalistas e Assessores de Imprensa;
Relações Públicas;
Profissionais de Administração;
Profissionais de Recursos Humanos;
Estudantes e profissionais de outras áreas que se interessam pelo tema.
O texto transita desde os sistemas cerebrais propostos por Kahneman até as diferentes expressões relacionadas a boatos: rumor, fofoca, mexerico, lenda urbana e fake news, definindo e explicando cada uma. Faz uma sólida e ampla pesquisa para oferecer referências muito úteis para o leitor, incluindo minúcias saborosas sobre conceitos associados a boatos, sua evolução e implicações para a boa comunicação.
Jorge Duarte
Assessor do Presidente da Embrapa e Prefaciador do Livro
Jornalista e historiadora, com atuação destacada como docente, pesquisadora e profissional, Isabela Pimentel brinda-nos com um texto fluente sobre o universo dos boatos. A proposta da obra é utilizar a Comunicação Integrada para lidar com os boatos, que não devem ser assumidos, obrigatoriamente, como um processo negativo, desencadeado para tumultuar o ambiente das organizações.
Wilson da Costa Bueno
Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor sênior.
É POSSÍVEL ELIMINAR OS BOATOS DAS EMPRESAS?
Vamos percorrer juntos esta viagem pelo universo dos boatos organizacionais e em rede, e entender como uma visão integrada de comunicação, gestão e liderança pode ser a chave para a mudança.
Isabela Pimentel
Isabela Pimentel é mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); especialista em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); e bacharel em Jornalismo e História pela UFRJ e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), respectivamente. Atua como consultora especializada em Planejamento de Comunicação, e é docente de pós-graduação na ESPM Rio e São Paulo e Fundação Getúlio Vargas (FGV.
Também é membro do Comitê de Riscos e Crises da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Em mais de 12 anos de carreira, Isabela atuou como coordenadora e especialista, gerenciando crises relacionadas a ruídos e boatos em saúde (ebola, febre amarela, zika, chikungunya, dengue, covid-19), e nas áreas de óleo, gás e tecnologia.
Produziu 40 artigos sobre o tema, concedeu entrevistas a grandes veículos, apresentou sua pesquisa sobre boatos em quatro congressos e trabalhou em parceria com o Canal Futura para criar trilhas educativas, apresentando técnicas de identificação de notícias falsas. Participou do projeto Jornalismo em Movimento, carreta que rodou o país oferecendo atividades interativas sobre fake news. Em 2022, seu projeto foi publicado no Institute for Public Relations (IPR).
Entenda o papel da comunicação entre as áreas nos projetos e processos corporativos e as engaje na capilarização dos objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo.
Comunicação Integrada © Todos os Direitos Reservados.